Devido à pandemia da COVID-19 e a todas as limitações que trouxe, o rs4e teve de adiar a final do concurso do ano letivo 19/20, para o início do próximo ano letivo, em molde diferente do habitualmente era feito no Porto Santo.
A avaliação final das ideias de negócio terá lugar na Ilha da Madeira, durante o primeiro período escolar, com recurso a meios tecnológicos e digitais. O objetivo é que a apresentação final dos alunos seja filmada e disponibilizada, juntamente com um PowerPoint de suporte, para que o júri possa avaliar e selecionar os vencedores, de cada segmento de ensino.
Acompanhamento e preparação
Os grupos serão acompanhados remotamente pelos responsáveis do rs4e, durante 8 semanas, de modo a que cada grupo desenvolva e treine a apresentação da sua ideia de negócio.
O acompanhamento será realizado usando os meios digitais que cada grupo, coordenado com o professor responsável, escolher. (ex: email, Skype, WhatsApp, Microsoft Teams, Duo, Zoom, contacto próprio, etc…).
Cada grupo comunicará diretamente com o seu tutor rs4e e ficará responsável pelo agendamento do mentoring, dentro das semanas estipuladas.
Gravação das apresentações orais
Após o acompanhamento, cada equipa, além de um PowerPoint de suporte, irá gravar em vídeo a sua apresentação oral. Quer o PowerPoint quer o vídeo, deverão seguir as dicas e regras abaixo fornecidas.
Esta gravação será feita pelo próprio grupo e posteriormente enviada à equipa rs4e, utilizando o www.wetransfer.com.
As apresentações terão de ser entregues até o dia 15 de novembro.
Avaliação e divulgação dos vencedores
Após recolhidas todas as gravações, as mesmas serão colocadas numa plataforma privada, de modo a que o júri e os restantes participantes possam visualizar os vídeos. A avalização será feita por um painel de jurados, parceiros do rs4e. Os vencedores de ambos os segmentos de ensino serão anunciados no site do rs4e, tal como
nos anos anteriores.
A avaliação será feita nos dias 23,24 e 25 de novembro e a divulgação dos resultados feita durante o dia 26 de novembro.
Calendarização:
21 de setembro a 13 de novembro – Acompanhamento das ideias de negócio dos vários grupos
selecionados do ensino profissional e secundário (8 semanas)
Até 15 de novembro (23h59) – entrega das apresentações: PowerPoint + vídeo
23 a 25 de novembro – Avaliação final das ideias de negócio (ambos os segmentos)
26 de novembro - Divulgação dos resultados
A avaliação decorrerá de acordo com os seguintes critérios:
Avaliação Final= MÉDIA da avaliação do júri
A avaliação será obtida pela média aritmética de todas as avaliações do júri.
A avaliação do júri será obtida pela média aritmética de todas as avaliações do júri. Em caso de empate, cabe ao Presidente do Júri - membro representante da Startup Madeira - a decisão de desempate, sendo esta decisão vinculativa.
A avaliação individual de cada membro do júri será feita com base numa escala de 0 a 20 valores de acordo nos seguintes critérios:
1- Qualidade da apresentação efetuada - clareza no discurso e harmonia na apresentação oral, capacidade de seleção dos aspetos fundamentais do negócio e transmissão das ideias essenciais
2- Análise do entendimento pelos alunos:
- produto(s) e/ou serviço(s)
- problema/necessidade existente no mercado
- cliente-alvo
- proposta de valor, isto é, o que é que esse produto e/ou serviço tem de diferenciador
- concorrência – direta e indireta
- trabalho em equipa necessário para operacionalização do projeto
- modelo de negócio
- variáveis financeiras - Matriz Financeira
- Manual de preenchimento da Matriz Financeira
3- Grau de inovação/diferenciação da ideia apresentada
Aqui poderás consultar as regras/recomendações, de modo a facilitar o trabalho de preparação da tua apresentação.