17 Fevereiro, 2020

2ª fase – Concurso 2020

Devido à pandemia da COVID-19 e a todas as limitações que trouxe, o rs4e teve de adiar a final do concurso do ano letivo 19/20, para o início do próximo ano letivo, em molde diferente do habitualmente era feito no Porto Santo.

A avaliação final das ideias de negócio terá lugar na Ilha da Madeira, durante o primeiro período escolar, com recurso a meios tecnológicos e digitais. O objetivo é que a apresentação final dos alunos seja filmada e disponibilizada, juntamente com um PowerPoint de suporte, para que o júri possa avaliar e selecionar os vencedores, de cada segmento de ensino.

Acompanhamento e preparação

Os grupos serão acompanhados remotamente pelos responsáveis do rs4e, durante 8 semanas, de modo a que cada grupo desenvolva e treine a apresentação da sua ideia de negócio.

O acompanhamento será realizado usando os meios digitais que cada grupo, coordenado com o professor responsável, escolher. (ex: email, Skype, WhatsApp, Microsoft Teams, Duo, Zoom, contacto próprio, etc…).

Cada grupo comunicará diretamente com o seu tutor rs4e e ficará responsável pelo agendamento do mentoring, dentro das semanas estipuladas.

Gravação das apresentações orais

Após o acompanhamento, cada equipa, além de um PowerPoint de suporte, irá gravar em vídeo a sua apresentação oral. Quer o PowerPoint quer o vídeo, deverão seguir as dicas e regras abaixo fornecidas.

Esta gravação será feita pelo próprio grupo e posteriormente enviada à equipa rs4e, utilizando o www.wetransfer.com.
As apresentações terão de ser entregues até o dia 15 de novembro.

Avaliação e divulgação dos vencedores

Após recolhidas todas as gravações, as mesmas serão colocadas numa plataforma privada, de modo a que o júri e os restantes participantes possam visualizar os vídeos. A avalização será feita por um painel de jurados, parceiros do rs4e. Os vencedores de ambos os segmentos de ensino serão anunciados no site do rs4e, tal como
nos anos anteriores.

A avaliação será feita nos dias 23,24 e 25 de novembro e a divulgação dos resultados feita durante o dia 26 de novembro.

Calendarização:
21 de setembro a 13 de novembro – Acompanhamento das ideias de negócio dos vários grupos
selecionados do ensino profissional e secundário (8 semanas)
Até 15 de novembro (23h59) – entrega das apresentações: PowerPoint + vídeo
23 a 25 de novembro – Avaliação final das ideias de negócio (ambos os segmentos)
26 de novembro - Divulgação dos resultados

A avaliação decorrerá de acordo com os seguintes critérios:

Avaliação Final= MÉDIA da avaliação do júri

A avaliação será obtida pela média aritmética de todas as avaliações do júri.

A avaliação do júri será obtida pela média aritmética de todas as avaliações do júri. Em caso de empate, cabe ao Presidente do Júri - membro representante da Startup Madeira - a decisão de desempate, sendo esta decisão vinculativa.

A avaliação individual de cada membro do júri será feita com base numa escala de 0 a 20 valores de acordo nos seguintes critérios:

1- Qualidade da apresentação efetuada - clareza no discurso e harmonia na apresentação oral, capacidade de seleção dos aspetos fundamentais do negócio e transmissão das ideias essenciais

2- Análise do entendimento pelos alunos:

  • produto(s) e/ou serviço(s)
  • problema/necessidade existente no mercado
  • cliente-alvo
  • proposta de valor, isto é, o que é que esse produto e/ou serviço tem de diferenciador
  • concorrência – direta e indireta
  • trabalho em equipa necessário para operacionalização do projeto
  • modelo de negócio
  • variáveis financeiras

3- Grau de inovação/diferenciação da ideia apresentada

Aqui poderás consultar as regras/recomendações, de modo a facilitar o trabalho de preparação da tua apresentação.

»Regras/recomendações

Scroll Up